Notícia

SSPM espera que superlotação não migre de UPAs para UBSs

A secretaria municipal da Saúde fez algumas mudanças no atendimento à população nas UPAs de Rio Preto, para tentar desafogar as unidades devido à grande procura parte de pacientes. Eles estão orientando a população que as UPAs devem ser procuradas exclusivamente em casos de Urgência e Emergência, fora isso o atendimento deve ocorrer nas UBSs.
Acompanhando de perto essas mudanças o SSPM Rio Preto encaminhou nesta quarta-feira, dia 08, oficio para a Secretaria parabenizando os gestores pela tentativa de enfrentar a atual situação que está causando superlotação nas UPAs, porém, estamos alertando que existe uma preocupação que essa tentativa de desafogar o atendimento nas UPAS, apenas transferirá o problema para as UBSs, continuando assim a penalizar os servidores públicos, porém desta vez os das UBSs.
Outro ponto que destacado pelo sindicato é que a gestão reconheça que os desafios enfrentados pelo SUS não podem ser resolvidos somente a partir de uma única vertente e que embora o SUS tenho como objetivo principal dar uma atendimento eficaz a população, o mesmo não será possível sem a valorização e cuidado com a saúde dos servidores da pasta.
Cobramos que nesta nova estratégia da Secretaria todos os servidores não sejam ainda mais penalizados, visto que durante a pandemia foi a categoria que mais contribuiu no cuidado com a saúde da população.
Segundo Sanny Lima Braga, presidente do nosso sindicato, aproveitamos a oportunidade deste oficio para manifestar que sempre estaremos atentos e reiterando o compromisso de zelar pela garantia de direitos de todos os servidores e contribuir na busca de alternativas de gestão para o bom funcionamento dos serviços existentes na rede pública de Saúde de Rio Preto.  

Foto: SMCS

 

08 de junho de 2022