Notícia

Congresso promulga emenda constitucional do piso salarial da enfermagem

O Congresso Nacional concluiu em maio de 2022 a votação do projeto de lei que estabelece um piso salarial para os enfermeiros de todo o país, no valor de R$ 4.750,00. A iniciativa da proposta foi do senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo. Mas a legislação em vigor diz que a definição de pisos salariais deve partir do Poder Executivo. O medo era de que o projeto fosse vetado pelo presidente da República por vício de iniciativa.
A emenda constitucional aprovada pelo Congresso preencheu essa lacuna, determinando que uma lei federal pode criar os pisos salariais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. Dessa forma, o projeto de Fabiano Contarato já pode ser sancionado: “Confio que a sanção vai ser integral, porque está ancorada na emenda constitucional também aprovada nesse avanço legislativo. Dignidade profissional é dignidade salarial, fazendo justiça histórica a brasileiros e brasileiras que estão na linha de frente da saúde no Brasil”.
A autora da emenda constitucional, senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, também destacou a importância de valorizar os enfermeiros: “A PEC traz uma segurança jurídica, ela respeita o pacto federativo, dando aos municípios e estados a possibilidade de fazer um planejamento orçamentário e, portanto, a aplicação dessa lei a partir do ano que vem. É um passo muito importante. Agora é aguardar a sanção do presidente da República e comemorar a realização dessa grande conquista para esses profissionais de todo o Brasil”. 
O piso salarial dos enfermeiros será reajustado anualmente de acordo com o INPC, índice nacional de preços ao consumidor. Mais de um milhão de profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, devem ser beneficiados.
Fonte: Rádio Senado
Foto: Arquivo SMCS Rio Preto 

 

18 de julho de 2022