Newsletter

Não deixe de se atualizar.
Cadastre-se e fique sempre informado.

Boletins

publicado em - 05/05/2018
O título do Boletim vai aqui
publicado em - 02/04/2018
O título do Boletim vai aqui
publicado em - 31/03/2018
O título do Boletim vai aqui

Notícias

publicado em - 18/06/2018 Sindicato

SINDICATO DOS SERVIDORES PARTICIPA DO CONGRESSO DO POVO

Aqui vai o nome da Imagem
Não é preciso fazer uma pesquisa de opinião para constatar a opinião da população sobre o Congresso Nacional, e os políticos no Brasil: “Política nenhum presta!” “É tudo igual, nem adianta votar!” “São todos corruptos, ninguém tem compromisso com o povo”. Essa situação tem se revelado nas eleições, principalmente nas eleições gerais (quando se elege Presidente, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais), pela quantidade de votos nulos e brancos (nas últimas eleições foram, em média, de 30% à 35%. Estimasse que em 2018 podemos chegar na casa dos 40%.
Mas, afinal, há razões para essa desilusão do Povo Brasileiro com a democracia? Infelizmente, a resposta é SIM!!! Cada vez mais, os eleitos nos pleitos nacionais estão distantes dos problemas e das demandas dos seus representados. Basta observar as votações do congresso, como a recente votação do impeachment da presidente Dilma onde uma presidente legitimamente eleita pela maioria absoluta do povo brasileiro foi retirada do cargo sem que nenhum crime de responsabilidade tivesse sido apurado, um verdadeiro golpe na democracia.
Em momentos como esse, em que a democracia é colocada em xeque, aumenta a desilusão da população com a política e democracia. Por outro lado, é nesses momentos também que a reação popular começa a se alinhavar. A etapa regional do Congresso do Povo Brasileiro que aconteceu sábado passado, 16, nas dependências da Apeoesp de Rio Preto é exemplo disso.
Reunindo mais de 100 pessoas, entre lideranças do campo e da cidade, o congresso do povo foi um verdadeiro ato de desobediência civil onde a população presente representada pelos seus mais genuínos militantes dos movimentos sociais, sindicais, populares e juvenis da região disseram um basta a esse modelo de política onde a vontade popular é colocada em segundo plano.
A servidora municipal, professora Silvana Martinelli, que conduziu a mística de abertura do congresso lembrou no início do encontro dos militantes históricos dos movimentos sociais que deram a vida sonhando com uma outra forma de organização política e de Estado para o país, como Marielle Franco, Milton Santos e Olga Benário Prestes, entre outros.
O Congresso do Povo de Rio Preto demonstrou que é preciso mais do que eleger “bons políticos, comprometidos com as causas sociais e com a vida do povo”, em especial dos mais pobres, organizar a população para ocupar as praças, ruas, escolas e famílias para lutar pelo sonho de uma sociedade justa, fraterna e democrática. Se depender do entusiasmo dos participantes do congresso não vai faltar fôlego para arregaçar as mangas e espalhar esse sonho em Rio Preto e pelas cidades da região.

Endereço: Avenida Duque de Caxias, 3756, Parque da Represa - São José do Rio Preto - CEP: 15061-001 - Telefone: (17) 3214-9690