Notícia

SINDICATO SE REÚNE COM NOVO PRESIDENTE DA EMURB

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José do Rio Preto reuniu-se na tarde de ontem, 17/04, com o Presidente da Emurb, Rodrigo Juliano, na sede da empresa. Sanny Lima Braga, presidente do sindicato, lembrou que desde o ano passado, o sindicato tem dialogado com a administração da Emurb no sentido de se implantar uma política de reposição salarial dos trabalhadores.
Segundo Rodrigo Juliano, é do interesse da Emurb melhorar as condições de trabalho e salário dos trabalhadores, mas é preciso que se diga que, a exemplo do que ocorre na administração direta, não é possível atender todas as demandas da categoria de uma única vez,  porque as restrições orçamentárias impõe a necessidade de um planejamento. Esse ano, acompanhando a decisão do Prefeito Edinho Araújo de assegurar a reposição da inflação do ano anterior, a Emurb concedeu 3% de reajuste nos salários. 
Celso Barreiro, vice-presidente do sindicato, destacou que a ex-presidente antecedente, Vânia Pelegrini, tinha ficado de estudar a proposta do sindicato de se criar, seguindo o caminho adotado pelo prefeito na administração direta, uma comissão permanente de diálogo e negociação para construir uma nova relação que possibilitasse avanços gradativos na situação funcional dos trabalhadores. (Observe-se que a negociação dessa proposta estava razoavelmente adiantada, mas com as mudanças decorrentes da abertura da CPI da Emurb, essa questão estava pendente de uma decisão)
Rodrigo Juliano concordou em criar imediatamente a comissão, proposta inicialmente pelos presentes a essa reunião: Sanny e Celso (pelo sindicato) e Rodrigo e Gibran (pela empresa) e que poderá ser acrescida de novos membros de comum acordo entre o sindicato e a empresa.
Um dos consensos acordados na reunião foi a de priorizar-se nas reuniões dessa comissão,  uma revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Emurb, de forma a redefinir os pisos salariais por categoria e discutir uma política de valorização dos trabalhadores. Nessa perspectiva, será necessário pensar em ações que valorizem o investimento individual e institucional na formação dos trabalhadores para a oferta de um serviço público de qualidade.
A presidente Sanny destacou que o sindicato fará na próxima semana uma assembleia dos trabalhadores da Emurb para discutir as prioridades e a agenda dessa comissão para uma intervenção qualificada com base nas demandas da categoria. A assembleia está prevista para ocorrer na próxima terça, 24/04 ou quarta, 25/04 no Clube do Lago.

18 de abril de 2018